quarta-feira, 19 de setembro de 2018

TECNOLOGIA É UM TEMA IMPORTANTE PARA A ADVOCACIA - Por: Roberto Parentoni, Advogado Criminalista

TECNOLOGIA É UM TEMA IMPORTANTE PARA A ADVOCACIA

Por: Roberto Parentoni, Advogado Criminalista

A modernidade chegou à Advocacia. E não estou falando de hardware, os populares laptops e desktops da vida que se tornaram imprescindíveis em qualquer escritório, mas de softwares, de inteligência artificial, máquinas que prometem transformar o dia-a-dia dos profissionais do direito.
Alguns colegas jamais imaginaram esta possibilidade; outros, que demoraria a chegar ao mercado brasileiro. Pois bem, estas “geringonças pra lá de modernas” existem e já estão funcionando por aqui.
Como mencionei em posts anteriores, nas minhas andanças pelo Interior e periferia de São Paulo, tenho o hábito de visitar os escritórios dos colegas, Advogados e Advogadas veteranos e jovens, para falar da nossa profissão, dos seus problemas e suas perspectivas.
Percebo em alguns, sobretudo nos “mais veteranos”, certa dificuldade em entender e lidar com as novidades tecnológicas que estão chegando. Por outro lado, nos mais jovens, observo que a facilidade de entendimento e prática com o novo é inibida pela escassez de recursos financeiros.
Esta situação é deverás preocupante.
Infelizmente, a tecnologia está se tornando um diferencial importante na concorrência entre os escritórios de Advocacia. Os maiores, com suas carteiras recheadas de grandes clientes, é claro, andam ao lado do desenvolvimento e incorporam à suas atividades, quase que de imediato, toda e qualquer novidade.
Esta modernidade, que responde à agilidade e produtividade, demora a chegar – e por vezes nem chega – aos pequenos e médios escritórios. O talento e a experiência correm riscos!
Neste cenário, em meu ver tão assustador quanto complexo, a OAB/SP pode e deve atuar para mitigar danos e impor algum tipo de equilíbrio. Não, não estou pensando em nenhum tipo de cerceamento, pelo contrário. Acredito que a nossa entidade pode funcionar como um farol e guiar estes colegas, alguns carentes de conhecimento e outros de recursos financeiros, para um patamar mais seguro.
Aquele que permita aos Advogados e Advogadas competir no mercado e sobreviverem do exercício da profissão que escolheram.
Fraterno abraço
Roberto Parentoni, Advogado
Movimento #AdvocaciaRaiz

Nenhum comentário: