quarta-feira, 19 de setembro de 2018

POR UMA OAB/SP QUE TRABALHE PARA TODOS - Por: Roberto Parentoni, Advogado Criminalista

POR UMA OAB/SP QUE TRABALHE PARA TODOS

Por: Roberto Parentoni, Advogado Criminalista
 
Dias desses refletia sobre as origens profissionais dos últimos dirigentes da OAB/SP e a composição do mercado de Advocacia no Estado.

Cheguei à conclusão de que os dirigentes, não raro, são oriundos das grandes bancas, porém eleitos com votos dos pequenos e médios escritórios, que representam a maioria da Advocacia paulista.

Resumindo, a base e o meio da pirâmide é que sustentam o topo.

Depois fiquei a pensar no grau de semelhanças dos problemas e necessidades dos grandes escritórios com os enfrentados pelos pequenos e médios e conclui que é pouca ou quase nenhuma.

Ou seja, nos últimos anos elegemos para dirigir a nossa entidade colegas que vivenciam um cotidiano profissional totalmente distante da realidade da maioria dos Advogados e Advogadas do Estado.

Por isso o vácuo gigantesco entre a presidência e os associados. Dai as reclamações, os descontentamento e desilusões de muitos colegas Advogados e Advogadas.

Imagino que a entidade “ideal” deve ter uma composição equilibrada de dirigentes, que represente todos os segmentos da Advocacia, um retrato minimamente fiel à realidade do mercado.

Este equilíbrio hoje inexiste e seguirá inexistindo se elegermos o mesmo grupo que há anos está no comando. Vocês já devem ter reparado que é sempre mais do mesmo. Os mesmos problemas sem solução; as mesmas necessidades não atendidas.

Este continuísmo, que representa o atraso, precisa cessar. Os pequenos e médios escritórios da Capital e do Interior, conforme frisei, formam a maioria da Advocacia de São Paulo e podem, com o seu voto, mudar este quadro de uma vez por todas.

A Advocacia de São Paulo precisa de dirigentes que enxerguem o todo e perceba tanto as diferenças como as necessidades de seus associados e se esforcem para fazer uma administração atenta, aberta e participativa.


Fraterno abraço

Roberto Parentoni, Advogado
Movimento #AdvocaciaRaiz

Nenhum comentário: