quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A OAB/SP CLAMA POR ALTERNÂNCIA - Por: Roberto Parentoni, Advogado Criminalista

A OAB/SP CLAMA POR ALTERNÂNCIA
 Por: Roberto Parentoni, Advogado Criminalista 
A atual gestão da OAB/SP tenta na eleição de novembro próximo a sua terceira reeleição. Se exitosa, serão nada mais nada menos do que nove anos do mesmo no topo de uma entidade com mais de 400 mil associados. Nem para os cargos majoritários do País a continuidade é tão elástica. É permitida apenas uma reeleição. Na nossa entidade não, o mandato pode ser multiplicado ad aeternun.
Não me parece nada democrática esta “liberalidade regimental” da OAB, que historicamente se posiciona por eleições livres e renovação de poder. Vide o seu desempenho nos grandes movimentos pela volta da Democracia no Brasil. Será que para a nossa entidade vale a máxima “faça o que eu falo não o que eu faço? ” Parece-me que sim!
Os Advogados e Advogadas de São Paulo precisam apoiar a renovação. Chega dos mesmos pensamentos, dos mesmos discursos, dos mesmos gestos! A OAB implora por novos nomes, novos rostos e, consequentemente, novos pensamentos, gestos e discursos. A advocacia evoluiu, mas a OAB segue a mesma de seis anos atrás!
Anualmente, novos Advogados e Advogadas chegam ao mercado com vontade e energia de fazerem a diferença na profissão. Esta força precisa ser canalizada também para a nossa entidade, pois estes jovens representam a renovação, a oxigenação das ideias.
Eles representam a evolução. Mas como aspirar por algum tipo de participação destes novos talentos se os espaços já estão ocupados pelos mesmos de sempre? Não tem como se o sistema permanece engessado, favorecendo aqueles que já estão no poder. Esta perpetuação desestimula a participação dos associados. E somos nós, associados, que damos vida a OAB e não a anuidade que pagamos para a sua manutenção.
Reflita por um instante na evolução experimentada pela prática da advocacia nos últimos seis anos e, ao mesmo tempo, procure se lembrar sobre o que a nossa entidade fez de fato para melhorar o exercício da profissão. Nada ou quase nada. Continuamos na mesma, reclamando das mesmas dificuldades e problemas.
Em novembro, teremos a oportunidade de mudarmos este quadro e começar a desenhar um novo, mais justo, inclusivo e igualitário. A OAB/SP clama por mudanças.
Fraterno abraço
Roberto Parentoni, advogado
Movimento #AdvocaciaRaiz

Nenhum comentário: