sábado, 18 de abril de 2009

OAB-SP adere ao exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil


A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo anunciou nesta sexta-feira que vai aderir ao Exame da Ordem unificado adotado por todas seções da OAB, exceto Minas Gerais. Cerca de 70 mil bacharéis devem prestar o exame no dia 17 de maio, já com as mudanças em prática.

De acordo com Braz Martins Neto, presidente da comissão do Exame da Ordem de São Paulo, as áreas administrativa, constitucional e empresarial foram acrescentadas à segunda fase do exame. Na primeira fase, o conteúdo da prova recebeu o acréscimo do direito ambiental --com enfoque constitucional.

Segundo a OAB, há no país 1.112 cursos de direito, mas apenas 10% é recomendado pela instituição. A estimativa é que a aprovação média no Exame da Ordem varie entre 30% e 40% no país. O bacharel precisa acertar 50 questões na primeira fase e ter média seis na segunda fase para ser aprovado no exame.

"Isso permite aos bacharéis, que estão concluindo os cursos e que estão fazendo estágio, possam se submeter à avaliação na área empresarial, por exemplo, que é muito demandada no Estado de São Paulo", disse Martins Neto.

Elaborada pelo Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), da UnB (Universidade de Brasília), a prova agora será a mesma em todos os Estados, mais o Distrito Federal, exceto em Minas Gerais. As questões serão avaliadas por uma banca da OAB formada por 14 membros de diferentes regiões do país.

Para Maria Avelina Hesketh, presidente da comissão nacional do Exame da Ordem, com a unificação, é possível avaliar os cursos com base nos mesmos critérios. Segundo ela, há um bacharel fará pela 23ª vez, na tentativa de finalmente ser aprovado.

Martins Neto atribui a baixa aprovação no Exame da Ordem à "mercantilização" do ensino. Ainda segundo ele, com a unificação da prova, o índice de aprovação do Estado de São Paulo não deve ter alterações, mas ficará entre os piores do país.

Mudanças

- Primeira fase: o direito ambiental --com enfoque constitucional-- será acrescentado ao conteúdo da prova, composta de cem questões objetivas.

- Segunda fase: os direitos administrativos, constitucional e empresarial também poderão ser escolhidos pelos bacharéis na prova subjetiva.

Fonte: FSP

Nenhum comentário: