quarta-feira, 17 de setembro de 2014

AOS ADVOGADOS E ADVOGADAS INSCRITOS NA OAB/SP



* Roberto Parentoni - Advogado

Eu sou, Roberto Parentoni,  advogado, militante na área criminal desde 1991, e dirijo-me, nesta oportunidade, aos colegas advogados e advogadas, para sensibilizá-los e mobilizá-los rumo à construção de uma OAB/SP mais atuante, eficiente e que nos faça sentir novamente orgulhosos de nossa representação. 

Sei que estamos ainda há um ano das eleições, mas convido-os a iniciar um processo de reflexão desde já.

É fato que a maioria dos advogados e advogadas do estado de São Paulo estão insatisfeitos com a atuação da OAB/SP. Quando pensam na OAB/SP, sentem-se tristes e desapontados, quiça órfãos.

Por ignorância, ainda pensamos que a nossa felicidade, saúde, sucesso e prosperidade dependem de uma ação externa a nós. Transferimos a responsabilidade ao outro, sempre, mas as mudanças dependem de nós, de cada um de nós.

Quem faz a OAB/SP? Quem é que, democraticamente, elege seus representantes? Quantos se importam em refletir, estudar e trabalhar, fazer o que está a seu alcance para que as coisas mudem? Quantos têm consciência da sua estrutura e importância para a classe e para o País?

Reivindicar é legítimo, desde que conscientemente tenhamos a certeza de que fizemos a nossa parte para que essa instituição - da qual somos uma parte ativa, que depende e precisa de nós trabalhando, atentos - atinja a excelência nas suas ações.

Assim como na cidadania não basta ser cidadão, temos de ser cidadãos ativos, na OAB/SP também precisamos nos interessar por ela, por seus rumos, e agir.

Não sendo ativos, o ato de votar acaba tornando-se a mais popular expressão da democracia e da cidadania e é por não compreendermos e não empreendermos a cidadania ativa que por vezes acabamos votando, como dizem, “erradamente”. Não participamos, nos interessamos ou acompanhamos o processo.

Penso que se de alguma forma as coisas não vão bem, e a maneira como estamos sendo representados e defendidos tem nos deixado tristes e desapontados, cabe a nós mudarmos os rumos da OAB/SP, refletindo, estudando e efetivamente, com reflexão e coragem, fazermos parte da história, promovendo a mudança que, acredito, se faz necessária.

Podemos dizer que em um aspecto a OAB/SP vai bem:  financeiramente, graças às altas mensalidades que nos são cobradas. Mas, administrativamente, politicamente, percebemos diariamente que nossa entidade está ausente e relapsa.

Fraternal Abraço

*Por: Roberto Parentoni,  Advogado Criminalista, fundador do IDECRIM - Instituto Jurídico Roberto Parentoni - www.idecrim.com.br -  e atual Presidente do IBRADD - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa - www.ibradd.org.br -


Nenhum comentário: