quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Greve de fome contra intervenção na OAB Pará

Fonte: Academia Paraense de Júri

O ilustre advogado Edilson Santiago, encontra-se em greve de fome na sede da OAB Pará como forma de protesto contra a nomeação de um advogado advindo do Paraná para ser o interventor da OAB Pará.
edilson Santiago explica "Nada temos contra o dr. Busato. Ele é uma figura da maior respeitabilidade. Mas nós somos 18 mil advogados no Pará. Nós temos gente em condições de resolver os nossos problemas"
Edilson Santiago em Greve de Fome
Osvaldo Serrão, Advogado criminalista e fundador da Academia Paraense de Juri, também manifestou apoio ao protesto através de declaração ao Blog Espaço Aberto
"Nós já vínhamos maturando essa ideia havia algumas semanas. Entendemos que é preciso exigirmos uma restauração da ordem na Ordem. A greve, nesse sentido, será um protesto não apenas contra a deterioração na imagem da entidade, desde que estourou esse escândalo todo [decorrente da venda de um terreno em Altamira para o advogado Robério D'Oliveira], mas para demonstrar a nossa insatisfação contra a designação de uma pessoa de fora para funcionar como interventor, sem conhecer as nossas peculiaridades. Como se não tivéssemos aqui gente em condições de resolver os nossos problemas. Por isso, todos nós estaremos ao lado do dr. Edilson Santiago, apoiando-o nessa greve de fome"
Greve de fome - Dr. Edilson Santiago
Vários advogados foram à sede manifestar o seu apoio, entre eles, Dr. Marco Antônio Pina e Dra. Kelem Serrão.
O movimento já começou a tomar força inclusive em outros estados. Em nota, o Advogado Roberto Parentoni, presidente do IDECRIM também manifestou o seu apoio ao movimento em seu blog (Plenário do Júri) e na página institucional do próprio IDECRIM:
"Como advogado criminalista, presidente do Instituto Jurídico Roberto Parentoni – IDECRIM - e membro da seção da OAB/SP, venho me solidarizar com os advogados Paraenses, nas pessoas dos colegas Dr. Edilson Santiago e Dr. Osvaldo Serrão, neste momento delicado, desejando que sejam ouvidos os reclames e respeitados os direitos de todos eles. Que impere o bom senso por parte do Conselho Federal, dentro do Estado Democrático de Direito - pelo qual a OAB lutou para ver manifestada na época da Ditadura em nosso país -, alcançando-se a tão almejada Justiça."
Advogados Clamam por respeito à classe
Entendendo o caso:
A OAB nacional designou 5 interventores que irão dirigir o destino da OAB Pará devido ao afastamento de Jarbas Vasconcelos (presidente) Evaldo Pinto (vice), Alberto Campos (secretário-geral), Jorge Medeiros (secretário-adjunto) e Albano Martins (tesoureiro). Após esse decreto, diversos grupos começaram a publicar notas de repúdio contra essa intervenção. Em destaque para a comissão do meio ambiente da OAB Pará que classificou a intervenção "desproporcional, despropositada e  desmoralizadora de toda a classe".

Nenhum comentário: