sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Diretoria da OAB SP desmoraliza a Advocacia

O juiz Anderson Suzuki, da 11ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, rejeitou ação civil pública impetrada pela OAB SP contra a redução na velocidade nas vias de São Paulo, por entender que a Ordem, por sua natureza (autarquia especial), só poderia impetrar ações na Justiça Federal. “A Diretoria da OAB SP cometeu um erro crasso, que desmoraliza toda a Advocacia do Estado de São Paulo. Todo bacharel em Direito que não acertar o endereçamento de uma peça processual para o tribunal correto será reprovado na 2a. Fase do Exame de Ordem, porque isso é básico no exercício de nossa profissão.A Advocacia bandeirante não pode mais ficar nas mãos de dirigentes que só trazem danos irreparáveis à imagem e credibilidade de nossa classe. Se o Ricardo Sayeg fosse presidente da OAB SP - já que ele é advogado militante, ao contrário dos que assinaram a petição - isso não teria ocorrido ", afirma Roberto Parentoni, Advogado e presidente do Ibradd (Instituto Brasileiro do Direito de Defesa).


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

11 DE AGOSTO É DIA DO ADVOGADO, ADVOGADA? - ROBERTO PARENTONI, ADVOGADO CRIMINALISTA


Por: Roberto Parentoni, Advogado criminalista e Presidente do Ibradd

Por carta de Lei, o Senhor Imperador do Brasil, Dom Pedro I, em onze de agosto de 1827, criou, ao mesmo tempo, dois cursos jurídicos no Brasil. Um em Olinda/PE, e o outro em São Paulo, no Largo de São Francisco, hoje a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Assim, o onze de agosto, embora seja considerado por muitos o “dia do Advogado”, na verdade, é o dia da instituição dos cursos jurídicos no Brasil.
Mal sabia o Senhor Imperador que tantas outras pessoas, ao imitá-lo, criariam faculdades de direito a “torto e a direito”, hoje em dia, mais a torto do que propriamente a direito.
Esse é apenas um dos motivos que nos leva ao descontentamento e indignação com a Ordem dos Advogados, nossa entidade de classe.
Vivemos dias em que nos encontramos em total solidão. Muitos Juízes, Promotores, Delegados de Polícia e Serventuários da Justiça não dão à mínima importância para os Advogados, e o pior de tudo isso, eles pensam que assim estão exercitando a Justiça, demonstrando também falta de conhecimento suficiente para tanto, porque agindo desta forma, esquecem que a advocacia é um preceito constitucional, aquele do artigo 133 da Constituição Federal. Uma pergunta: cadê a OAB?
Contudo, só resta apegar-me, mesmo não sendo devoto, a Santo Ivo, nosso padroeiro, em cujo dia, 19 de maio, é comemorado o dia do Advogado. E, preocupado e indignado como estou com o PRESENTE da advocacia, tomar umas e outras no boteco da esquina, aplicando lá um sonoro “PINDURA”, para que, pelo menos essa tradição, criada pelos românticos acadêmicos de direito de outrora, não caia também no ostracismo total.
E que a “PINDURA” seja apenas o que ela é, uma tradição, pois sinto que nossos atuais dirigentes, eleitos pela minoria da Advocacia, desejam que esta seja nossa condição, uma eterna “PINDURA”.
O FUTURO, porém, está sendo criado. A partir de 26 de novembro, dia das eleições da OAB, elegeremos um colega que realmente nos represente.
Abundância e Prosperidade para todos os Operadores do Direito !!!
Junte-se ao movimento ‪#‎terepresento‬ – www.terepresento.com.br
Fraternal Abraço
www.parentoni.com